Regulamento

REGULAMENTO DO X CAMPEONATO GATE - 2020
CARABINA DE AR COMPRIMIDO - MOLA - MIRA ABERTA


CAMPEONATO

O campeonato 2019 terá 8 etapas, sendo 7 etapas para formar o ranking e 1 (8ª etapa) chamada de FINAL do campeonato.

Obs: Caso haja indisponibilidade técnica o número de etapa do campeonato poderá ser reduzido.

O ranking será formado pela média dos quatro melhores resultados das 7 primeiras etapas, ou seja, os três piores resultados serão descartados.

Para que o(a) atirador(a) possa concorrer à classificação entre os 3 primeiros lugares do Campeonato, na sua categoria, terá que participar de, no mínimo, 4 etapas das 7 etapas de formação do ranking, bem como da FINAL (8ª etapa) do Campeonato.

A classificação final do Campeonato, nas categorias, será feita pela soma da média do ranking com o resultado da etapa FINAL, conforme exemplo a seguir:

Ex: 280 + 281 + 288 + 285 = 1134 / 4 = 283,5 + Resultado da etapa FINAL

COMPETIÇÃO

  • Distância: 10 (dez) metros.

  • Posição Categorias Damas e Masculino: Em pé, sem nenhum apoio, exceto o próprio corpo do atirador.

  • Posição Categoria Mirim: Sentado, com a arma apoiada em bancada/mesa oferecida pela organização da prova, podendo utilizar apoio para a carabina sobre a bancada/mesa e auxílio de outra pessoa (engatilhar e municiar a arma, bem como a observação dos impactos).

  • Alvo: Alvo de papel oficial para a prova de Pistola de Ar 10 metros, nas medidas 17x17 ou 13,5x13,5, conforme a disponibilidade.

  • Armas: Serão permitidas quaisquer carabinas por ação de mola (helicoidal ou GR) em calibre 4,5mm ou 5,5mm, cano basculante ou fixo.

  • Sistema de Miras: Miras abertas, composto por alça e massa de mira, que poderão ser equipadas com fibras óticas e conter túnel protetor na massa. Não será permitido o uso de dióptros, dispositivos de aumento (luneta ou similar) e de dispositivos red dot (ponto laser).

  • Vestimentas: Não será permitido o uso de vestimentas utilizadas no tiro olímpico (casacos, calças, botas, bandoleiras e luvas).

  • Óculos: Será permitido o uso de qualquer tipo de óculos (de tiro, normal, de proteção), desde que não possuam dispositivos de aumento.

  • Modificações nas armas: Será permitida a realização de modificações nas armas (coronha, soleira, miras, gatilho, peso, etc.), desde que não colidam com alguma(s) das demais normas deste regulamento. Esta permissão tem por objetivo proporcionar maior conforto aos atletas, incentivar a criatividade e a troca de experiências entre os atiradores, consolidando, assim, os laços de amizade e companheirismo.

  • Tempo: O tempo total de prova será de 30 (trinta) minutos para realização de 30 (trinta) tiros válidos (05 tiros em cada alvo de prova) e ilimitados tiros de ensaio (no alvo de ensaio).

  • Alvo de Ensaio: O alvo de ensaio será identificado por uma tarja escura no canto superior direito. O(A) atirador(a) poderá realizar disparos no alvo de ensaio a qualquer momento da prova.

  • Pontuação: A pontuação máxima será de 300 (trezentos) pontos.

  • Desenvolvimento: Serão apresentados 07 (sete) alvos, sendo 01 (hum) alvo de ensaio (tiros ilimitados) e 06 (seis) alvos de prova (05 tiros em cada alvo).

  • Impactos Excedentes: Alvos que apresentarem mais de 05 (cinco) impactos terão anulados os impactos excedentes, considerando-se como tais os de maior pontuação.

  • Critério de Pontuação: Impactos que atinjam a linha divisória de pontuação têm como válido o maior valor. Rasgos no alvo não serão considerados válidos, porém, qualquer marca que o chumbo faça é válida como posição alvejada.

  • Critérios de Desempate:

  • Nas etapas: Maior número de impactos na área com pontuação 10 (dez). Se persistir o empate, na área de pontuação 09 (nove) e assim sucessivamente. Caso persista o empate, a classificação será feita pela maior pontuação obtida no sexto alvo, permanecendo o empate, pela maior pontuação obtida no quinto alvo e assim sucessivamente até o primeiro alvo. Caso ainda permaneça o empate, a classificação será feita através de sorteio.

Obs.: Será considerado como sexto alvo aquele localizado na última posição da direita da segunda linha de alvos e como terceiro alvo, aquele localizado na última posição da direita da primeira linha de alvos.

  • Na final: Será vencedor(a) o(a) atirador(a) que tiver a maior média de pontuação (etapas de formação do ranking) no Campeonato.

  • Reinscrições: Serão permitidas reinscrições ilimitadas, mediante o pagamento da taxa de reinscrição, até o horário limite estabelecido pela organização do Campeonato. Será computado para o Campeonato o melhor resultado obtido pelo atirador.

  • Taxa de Inscrição e Reinscrição: O valor da inscrição será de R$ 15,00 (quinze reais) e o valor da taxa de reinscrição será de R$ 10,00 (dez reais).

CATEGORIAS

  • Mirim (masculino e feminino, até 14 anos incompletos).

  • Damas (a partir de 14 anos completos).

  • Masculino “AA” (Principal): média a partir de 285 pontos no campeonato 2017.

  • Masculino “A” (Acesso): média de 270 até 284,99 pontos no campeonato 2017.

  • Masculino “B” (Intermediária): média de 240 até 269,99 pontos no campeonato 2017.

  • Masculino “C” (Aspirante): média até 239,99 pontos no campeonato 2017.

CLASSIFICAÇÃO NAS CATEGORIAS DO MASCULINO

  1. A MÉDIA por prova para classificação nas categorias foi apurada pelos 4 (QUATRO) MELHORES RESULTADOS DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO do Campeonato 2018 OU pelo NÚMERO DE PROVAS REALIZADAS no Campeonato 2018, SE INFERIOR A 4 (QUATRO).

  1. O ATIRADOR QUE NÃO ALCANÇAR O PISO DA MÉDIA DA SUA CATEGORIA POR DOIS CAMPEONATOS CONSECUTIVOS, será reclassificado, no próximo campeonato, para a categoria imediatamente inferior àquela em que estava, independentemente da média obtida.

  1. O ATIRADOR QUE ULTRAPASSAR O TETO DA MÉDIA DA SUA CATEGORIA, será reclassificado automaticamente, no próximo campeonato, para a categoria superior àquela que estava, de acordo com a média obtida.

  1. O ATIRADOR QUE NÃO PARTICIPAR DE DOIS CAMPEONATOS CONSECUTIVOS, terá a sua categoria definida, para o próximo campeonato, pelo resultado obtido na sua primeira participação.

  1. O ATIRADOR PODE SOLICITAR, a qualquer momento, sua RECLASSIFICAÇÃO PARA UMA CATEGORIA SUPERIOR (exclusivamente), independentemente de sua média ou idade. A pontuação obtida até a solicitação da transferência será migrada para a nova categoria.

Obs.: 1) Na Categoria Masculino (“AA”, “A”, “B” e “C”), os atiradores que não participaram do Campeonato 2018 terão a sua categoria definida para o Campeonato 2019 pelo resultado obtido na sua primeira participação.

PREMIAÇÃO

  • Nas etapas: Para todas as categorias, de acordo com o número de participantes, sendo no máximo até o 5º lugar.

  • Na final: Do 1º ao 3º lugar do Campeonato, para todas as categorias que tenham atiradores(as) habilitados(as) a concorrer (participação em no mínimo 4 etapas para formação do ranking, bem como na Etapa Final) .

CALENDÁRIO
  • 29 de Março - 1ª Etapa
  • 26 de Abril - 2ª Etapa
  • 31 de Maio - 3ª Etapa
  • 28 de Junho - 4ª Etapa
  • 26 de Julho - Oficina de Tiro de Precisão ou Treino (técnico ou livre)
  • 30 de Agosto - 5ª Etapa
  • 27 de Setembro - 6ª Etapa
  • 25 de Outubro - 7ª Etapa
  • 29 de Novembro - 8ª Etapa - Final do Campeonato
  • 13 de Dezembro - Etapa Extra ou Treino (técnico ou livre)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REGULAMENTO DO III CAMPEONATO GATE - 2020
CARABINA DE AR COMPRIMIDO 25 M - MOLA - LUNETA


CAMPEONATO

O campeonato de carabina de ar comprimido - mola - luneta - apoiada - 25 metros terá 8 etapas, sendo 7 etapas para formar o ranking e 1 (8ª etapa) chamada de FINAL do campeonato.

Obs: Caso haja indisponibilidade técnica o número de etapa do campeonato poderá ser reduzido.

O ranking será formado pela média dos quatro melhores resultados das 7 primeiras etapas, ou seja, os três piores resultados serão descartados.

Para que o atirador(a) possa concorrer à classificação entre os 3 primeiros lugares do Campeonato, terá que participar de, no mínimo, 4 etapas das 7 etapas de formação do ranking, bem como da FINAL (8ª etapa) do Campeonato.

A classificação final do Campeonato será feita pela soma da média do ranking com o resultado da etapa FINAL, conforme exemplo a seguir:

Ex: 189 + 190 + 188 + 193 = 660 / 4 = 189,25 + Resultado da etapa FINAL
COMPETIÇÃO

1. Distância: 25 (vinte e cinco) metros.

2. Posição: Sentado, com a arma apoiada em bancada/mesa oferecida pela organização da prova ou própria do atirador. Os apoios dianteiros poderão manter contato com a parte do "fuste" (forend) da carabina, em frente do guarda-mato. Os apoios traseiros podem suportar a parte traseira da carabina. Os apoios dianteiros e traseiros não podem ser conectados um ao outro e os apoios não podem ser fixados à bancada ou à carabina. Sistemas mecânicos de "retorno ao ponto exato de disparo" (rail gun) não serão permitidos. Um bipé ou tripé unido a carabina é permitido, desde que não esteja, de nenhuma maneira, fixado à bancada.

3. Alvo: Alvo de papel oficial para a prova de Pistola de Ar 10 metros, nas medidas 17x17 ou 13,5x13,5, conforme a disponibilidade.

4. Armas: Serão permitidas quaisquer carabinas por ação de mola (helicoidal ou GR) em calibre 4,5mm ou 5,5mm, cano basculante ou fixo.

5. Sistema de Miras: Luneta, magnificação livre, conforme a vontade do atirador.

6. Vestimentas: Não será permitido o uso de vestimentas utilizadas no tiro olímpico (casacos, calças, botas e luvas).

7. Óculos: Será permitido o uso de qualquer tipo de óculos (de tiro, normal, de proteção), desde que não possuam dispositivos de aumento.

8. Modificações nas armas: Será permitida a realização de modificações nas armas (coronha, soleira, miras, gatilho, etc.), desde que não colidam com alguma(s) das demais normas deste regulamento. Esta permissão tem por objetivo proporcionar maior conforto aos atletas, incentivar a criatividade e a troca de experiências entre os atiradores, consolidando, assim, os laços de amizade e companheirismo.

9. Tempo: O tempo total de prova será de 20 (vinte) minutos para realização de 20 (vinte) tiros válidos (05 tiros em cada alvo de prova) e ilimitados tiros de ensaio (no alvo de ensaio).

10. Alvo de Ensaio: O alvo de ensaio será identificado por uma tarja escura no canto superior direito. O atirador poderá realizar disparos no alvo de ensaio a qualquer momento da prova.

11. Pontuação: A pontuação máxima será de 200 (duzentos) pontos.

12. Desenvolvimento: Serão apresentados 05 (cinco) alvos, sendo 01 (hum) alvo de ensaio (tiros ilimitados) e 04 (quatro) alvos de prova (05 tiros em cada alvo).

13. Impactos Excedentes: Alvos que apresentarem mais de 05 (cinco) impactos terão anulados os impactos excedentes, considerando-se como tais os de maior pontuação.

14. Critério de Pontuação: Impactos que atinjam a linha divisória de pontuação têm como válido o maior valor. Rasgos no alvo não serão considerados válidos, porém, qualquer marca que o chumbo faça é válida como posição alvejada. Para apuração dos valores dos impactos que atinjam a linha divisória de pontuação, serão utilizados aferidores (calibradores) no calibre utilizado pelo atirador (4,5mm ou 5,5mm).

15. Critérios de Desempate:

  • Nas etapas: Maior número de impactos na área com pontuação 10 (dez). Se persistir o empate, na área de pontuação 09 (nove) e assim sucessivamente. Caso persista o empate, a classificação será feita pela maior pontuação obtida no quarto alvo, permanecendo o empate, pela maior pontuação obtida no terceiro alvo e assim sucessivamente até o primeiro alvo. Caso ainda permaneça o empate, a classificação será feita através de sorteio.

Obs.: Será considerado como quarto alvo aquele localizado na última posição da direita da segunda linha de alvos e como segundo alvo, aquele localizado na última posição da direita da primeira linha de alvos.

  • Na final: Será vencedor o atirador que tiver a maior média de pontuação (etapas de formação do ranking) no Campeonato.

16. Reinscrições: Serão permitidas reinscrições ilimitadas, mediante o pagamento da taxa de reinscrição, até o horário limite estabelecido pela organização do Campeonato. Será computado para o Campeonato o melhor resultado obtido pelo atirador.

17. Taxa de Inscrição e Reinscrição: O valor da inscrição será de R$ 15,00 (quinze reais) e o valor da taxa de reinscrição será de R$ 10,00 (dez reais).




CATEGORIA

Mista (Força Livre)

PREMIAÇÃO

1. Nas etapas: De acordo com o número de participantes, sendo no máximo até o 5º lugar.

2. Na final: Do 1º ao 3º lugar do Campeonato.

CALENDÁRIO


  • 29 de Março - 1ª Etapa
  • 26 de Abril - 2ª Etapa
  • 31 de Maio - 3ª Etapa
  • 28 de Junho - 4ª Etapa
  • 26 de Julho - Oficina de Tiro de Precisão ou Treino (técnico ou livre)
  • 30 de Agosto - 5ª Etapa
  • 27 de Setembro - 6ª Etapa
  • 25 de Outubro - 7ª Etapa
  • 29 de Novembro - 8ª Etapa - Final do Campeonato
  • 13 de Dezembro - Etapa Extra ou Treino (técnico ou livre)

0 comentários:

Postar um comentário